CORAL CONTEMPORÂNEO: UMA NOVA FORMA DE CANTAR EM GRUPO, DESPERTANDO A CRIATIVIDADE E O CORPO DO CANTOR, ALIADO A TÉCNICA VOCAL E TEORIA MUSICAL.

TERÇAS E QUINTAS DE 19H ÀS 21H COM FELIPE TUPINAMBÁ

TÉCNICAS VOCAIS

 Em nossas práticas aprendemos princípios e técnicas vocais utilizando recursos que vão do canto lírico clássico até práticas teatrais, jogos lúdicos, jogos musicias e dinâmicas de palhaçaria para trazer ao cantor ferramentas expressivas para levá-lo além da compreensão do canto como algo isolado da experiência cotidiana. Buscamos ao contrário potencializar a experiência do canto pela troca, pela brincadeira e pela descoberta das potencialidade que existem em nosso corpo e voz.
 

CANTAR, CRIAR, IMPROVISAR

O coral contemporâneo é um espaço de práticas contemporâneas de canto. Utilizamos diversas técnicas mundialmente conhecidas como circlesinging, Soundpainting, Ritmo con señas e diversos jogos e experimentos sonoros para fazer musica juntos através da voz e do corpo. As aulas oferecem um amplo leque de técnicas vocais, teoria musical e exercícios coletivos para ampliar a própria escuta e compreensão musical.
 

SOUNDPAINTING, VOCAL PAINTING, RITMO CON SENAS E OUTRAS LINGUAGENS DE IMPROVISAÇÃO COM CÓDIGOS.

 Como não temos partituras, utilizamos de diversas técnicas para criar musicas em tempo real, nossa prática se faz com uma verdadeira comunicação sonora, aonde os musicos desenvolvem uma percepção ampliada do que é musica, do que é composição e de como as vozes  se relacionam dentro da musica para construir uma melodia ou uma harmonia.
 

TEORIA MUSICAL PARA O CANTO

A teoria musical nessa pesquisa vem junto com a prática, não há separação. Ensinamos conceitos basicos e avançados de teoria musical através de jogos e exercícios que dispensão a escrita musical. Através do corpo e da relação com o espaço vamos destrinchando esses conceitos a medida em que criamos cada musica e cada composição coletiva. 

MUSICA / PERCUSSÃO CORPORAL

O coral contemporâneo desenvolve a coordenação motora e a independência rítmica para que possamos cantar, nos mover e  percutir com nosso corpo simultaneamente. Para isso utilizamos de diversas técnicas e exercícios que visam ampliar essa conexão corporal.

CIRCLESINGING - MÚSICA CIRCULAR

Utilizamos de técnicas riquíssimas de composição e criação musical inspiradas nas criações e no método desenvolvido por Bobby McFerrin. Circlesinging é uma prática muito eficaz para desenvolver a escuta em grupo e a capacidade de timbrar. Essa técnica também nos permite um salto na experiência do improviso brincando com bases e solos que se complementam e se fundem.

AULAS DE CANTO EM GRUPO

Nossas aulas são fundamentalmente em grupo, somos um grupo de canto coral que tem a diferença de não ter partitura ou arranjos pré-definidos. O grupo e a escuta exercida em relação nos ajuda a desenvolver fundamentos e potências musicais impossíveis em um trabalho individualizado. 
 

VALOR DA MENSALIDADE:

VALOR SOLIDÁRIO: 160 REAIS 

VALOR BÁSICO: 180 REAIS

VALOR ABUNDANTE: 200 REAIS


 



Sobre o Facilitador desses encontros:

Felipe Tupinambá é Musico multi – instrumentista performer e pesquisador da improvisação como método pedagógico e campo de comunicação. Tem desenvolvido sua metodologia própria de criação e improvisação musical através da voz chamada Coral Contemporâneo. Com essa prática já viajou diversos lugares do Brasil, Argentina e Uruguai.

Formações:

Possui amplas formações e pesquisas no campo do canto e da criação em tempo real. o Taketina com Henning von Vangerow (ALE), Beat Box e Coral inteligente com Tobias Hug (EUA). Percussão corporal com Fernando Barba (Barbatuques) e Keith Terry (EUA). Musica Coral Africana com Kofe Gbolonyo (GAN). No campo da improvisação dirigida estudou Conduction com Guilherme Peluci, Soundpainting com Taiyo Omura e Benjamin Nid (FRA) e percussão con Senas com Santiago Vásquez (ARG) Pesquisa a linguagem do Soundpainting utilizando a voz em apresentações há três anos junto ao grupo Soundpainting Rio. Participou do Corão da Escola Portátil de Musica e do Coral da AMMOR e fez a formação de Musica Orgânica com Ricardo Oliveira.


Projetos Atuais:

- Direção e facilitação Coral contemporâneo - Grupo de práticas contemporâneas de canto e criação em tempo real.
- Co-fundador e Professor de canto no Espaço MOVA, Espaço cultural de pesquisa em criação com escuta.
- Co-Fundador e Regente na Orquestra Rítmica - Bloco de improvisação musical utilizando a linguagem de sinais Ritmo con senhas
- Cantor e instrumentista no Soundpainting Rio - Grupo musical que usa a linguagem do Soundpainting em suas criações Coordenada por Taiyo Omura, tem como atividades: a Cineorquestra, o baile dançante BAILA!BAILA!.

 

ESPAÇO MOVA

Rua Hermenegildo de Barros, 73

Alto Glória - Rio de Janeiro - RJ

RECEBA NOSSOS EVENTOS E ATUALIZAÇÕES

  • Facebook
  • Instagram

Siga nossas redes sociais e acompanhe nossos eventos e oficinas.